"Ninguém é uma ilha..."

em sexta-feira, novembro 20, 2009
Companheirismo está ligado a amizade, que está ligado a fidelidade, que está ligado a verdade.
Muitos confundem companheirismo com cumplicidade. Cumplicidade é compactuar com tudo o que o seu "parceiro" fizer, aceitando-o e apoiando-o, ele estando certo ou errado. Isso é ser cúmplice.
Ser companheiro é estar ao lado, cuidando, auxiliando, aconselhando e, principalmente, amando. Cuidando para que o companheiro não se traia e não traia a ninguém, o incentivando sempre a ser honesto com ele próprio e com os outros, a ser verdadeiro. Porque isso, sim, é ser companheiro.
É estar junto por gostar, por se importar, por querer bem. Por isso, o companheirismo está ligado a amizade, ao amor, a família, a um namoro. Enfim, ligado a verdade, a pureza.
Um companheiro pode ser um amigo, pode ser um namorado, pode ser uma mãe, um pai, um irmão, um cachorro, um livro...
Companheiro é aquela pessoa/coisa que te faz bem, que te acalma, que cuida de ti.
Já dizia alguém (muito sábio, por sinal) que ninguém é uma ilha, todos precisamos uns dos outros para sobrevivermos e vivermos bem e felizes.
Que graça teria ter uma casa bonita, móveis bonitos, todo o dinheiro do mundo se não pudéssemos compartilhar isso com alguém, com um companheiro? Não teria graça nenhuma. Seria uma felicidade solitária. Felicidade compartilhada, se multiplica - isso é um fato incontestável.

E é por isso que a vida só tem graça se tivermos amigos, pessoas com quem possamos compartilhar, nos apoiar e apoiá-las também - ou seja, companheiros.
Podemos até manter nosso lado individualista (mas não egoísta) em certas ocasiões. É aceitável e compreensível que, em certos momentos, precisemos ficar sozinhos; refletindo, nos entendendo e nos conhecendo. Mas não podemos ficar assim pra sempre, pois uma andorinha só não faz verão.
Somos estrelas cintilantes, o mundo é o nosso céu. Uma estrela, com certeza, é linda, mas uma constelação é deveras muito mais bela e magnífica. São muitas, são unidas e formam um céu deliciosamente aprazível de ser ver.
O mundo deveria ser mais assim: companheiro. Não haveria tanta desgraça, tanta inveja, tanta guerra e tanta ambição, pois seria um cuidando do outro; querendo o bem alheio; o bem comum.
Chegou a hora de sermos mais companheiros, de sermos verdadeiros, de olhar o nosso próprio com mais atenção, mais respeito e cuidado; como desejaríamos que fosse conosco.
Pois nós... ah, nós não somos uma ilha.

(Erica Ferro)

3 comentários:

Ana Seerig disse...

Lindo, lindo, lindo!

Pensamentos Devaneantes disse...

Me lembrou aquele trecho do Engenheiros do Hawaii:
"Mas agora lá fora, o mundo todo é uma ilha... Há milhas e milhas e milhas de qualquer lugar!" Que é a música do guri que abre mão de tudo por um sonho, mas quebra a cara de uma forma que vê que nada faz sentido, e se torna sozinho do mundo, mesmo sendo famoso e com tanta gente em volta... a música começa com: "Hey mãe, eu tenho uma guitarra elétrica... Durante muito tempo isso foi tudo que eu queria... Mas hey hey, mãe!, alguma coisa ficou pra trás... antigamente eu sabia exatamente o que fazer... Hey mãe, tem uns amigos tocando comigo, eles são legais, além do mais, não querem nem saber... Que agora lá fora, o mundo todo é uma ilha..."

Tenho pra mim que a solidão é o sentimento mais doloroso/horroroso do mundo.
Ninguém pra reclamar, mas ninguém pra falar bem...

Amigos, família, companhia. Realidade!
É mais que essencial!

E você é sempre sempre foda.

Jééh disse...

nossa fiquei até sem saber o que dizer depois desse belo texto, é claro que ue concordo contigo, o mundo deveria ser bem mais companheiro ^^, mas fazer o que né?
eu só recomendo pra quem tem esse companheiro fiel, cque porfavor preseve, pois tá cada vez mais dificil achar alguém assim ^^

 
imagem do banner Design