Vamos confidenciar?

em quinta-feira, novembro 26, 2009
Das bandas largas da minha memória, a mente fez conexão com um antepassado jurássico dos atuais sites de relacionamentos. Como sou também jurássico – vi a primeira versão de Selva de Pedra, lambi Q-Suco de groselha e tomei Cibalena contra dor –, vou abrir sem censura a pasta acessada: eis o caderno de confidências! Era obra das meninas adolescentes. Elas compravam um caderno espiral, dos grandes, colavam na capa um romântico beijo de novela entre Tarcísio e Glória, e logo na primeira página propunham uma sondagem sentimental.

A cada página ímpar, no alto, havia uma pergunta. Para começar: Qual seu nome e apelido? A cada duas ou três linhas havia um número em ordem crescente, seguindo no verso da página. Quem escolhesse o número 10, por exemplo, teria que sempre responder nesse número nas outras páginas/perguntas. Detalhe: nenhum guri escrevia no 24, por causa do famigerado veado do jogo do bicho...

Todo mundo – rapazes e mocinhas em idade de namoro – era convidado a ser sincero, a não mentir. E vinham as perguntas. Primeiro as mais gerais. Qual seu signo? Sua cor preferida? Uma bebida? Um sonho louco? Depois a coisa ia ficando mais íntima. Ama alguém? Já amou sem ser correspondido(a)? Onde deu seu primeiro beijo? Onde sonha passar a lua de mel? Namoraria alguém mais velho(a)? E havia as perguntas polêmicas – para a época, é claro. O que acha da virgindade? Que acha da pílula anticoncepcional?

Esses cadernos serviam como investigação para possíveis investimentos afetivos. Lógico que a graça era espiar as respostas dos outros. Aquela pessoa especial; hum, os signos combinam; oh, lua de mel na Grécia!; quer dois filhos, perfeito... E o amor sofria abalos na página 15, quando a criatura, num português medonho, se dizia contra a “pírula anticuncepissional”. E o amor morria na 17, quando o livro preferido era: “não transo leitura”.

Bem, desde que saí da adolescência, nunca mais soube de cadernos de confidências. E hoje, para quê?, se temos sites e chats de explícitas inconfidências... Melhor fechar a pasta desse arquivo. E o jurássico aqui sai dizendo: fui!

(Nivaldo Pereira)


Postado por Erica Ferro

2 comentários:

Letícia disse...

Eterno "OOO Caderno de Perguntas!"

Guardo o meu até hoje!

Jééh disse...

por pois eu sou jurasca então, pois ainda presencie e muito esse caderno de confidencias O.O, mas quer saber aquela coisa de poder descobrir a vida dos outros era otima, e a do gaoroto então nem se fala ^^

Saudades do Caderno de Confidências :/

 
imagem do banner Design